sexta-feira, 23 de outubro de 2009

EPIS: Educação Para a Inclusão Social

EPIS na verdade significa Empresários para a Inclusão Social, e é uma associação de empresários criada em 2006 como resposta a um repto lançado pelo Presidente da República convidando todos os portugueses a "compromisso para a inclusão social. Como missão prioritária, os fundadores estabeleceram o combate ao insucesso e ao abandono escolar.
O método de trabalho desenvolvido pauta-se por: (i) uma intervenção metodológica e profissional, (ii) um enfoque no terreno, (iii) accountability, (iv) replicabilidade e escalabilidade nacional e (v) uma lógica de incubação com vista à internalização pelo Ministério da Educação, pelas autarquias e pelo Estado em geral.
São dois os projectos, do ponto de vista da intervenção na educação, que a EPIS tem actualmente no terreno:
1- Rede nacional de mediadores de capacitação para o sucesso escolar”, focada em alunos que frequentam o 3.º ciclo de escolaridade. Constituída por equipas de técnicos e professores, aplica uma metodologia com: (1) um sistema de sinalização de jovens com factores de risco em termos de sucesso escolar e (2) um portfólio de métodos de capacitação que possibilitam a construção de planos individuais de acompanhamento em proximidade e em continuidade. Em 2008/2009 os resultados quantitativos concretizaram a primeira prova de vida, alcançando-se um aumento do sucesso escolar de 14 pontos percentuais face ao ano anterior com os 6.000 alunos de risco acompanhados, a partir de uma base de 20.000 alunos analisados.



2- Boas práticas de gestão na escola”, um projecto de elevação de standards de gestão da escola enquanto organização, a dar os primeiros passo no terreno em 63 escolas das Direcções Regionais de Educação do Norte e do Centro. A metodologia baseia-se no diagnóstico da situação de partida face às boas práticas publicadas no livro Escolas de Futuro”, com vista à identificação de “gaps” e à construção/calendarização de um programa de acção para a melhoria do desempenho da escola, com indicadores chave de sucesso, métricas e janelas de controlo periódico de progresso.
A 5ª edição da Clinton Global Initiative (CGI), realizada em Nova Iorque entre Setembro deste ano,sob o alto patrocínio da Fundação Bill Clinton, distinguiu o projecto “Rede de mediadores EPIS para o sucesso escolar” com base nos resultados quantitativos alcançados em 2008/2009, fazendo parte de um dos 28 casos de estudo europeus apresentados na iniciativa.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.