sexta-feira, 5 de junho de 2009

É possível gerar e gerir boas ideias?

As ideias são actualmente o motor das organizações. E não me refiro apenas às grandes ideias de negócio, àquelas que criam novos paradigmas. Pelo contrário, refiro-me às pequenas ideias, que surgem todos os dias e que podem mudar a forma como as empresas trabalham.

Mas como surgem estas micro ideias? Como podemos aproveitá-las dentro das nossas organizações? Os professores Alan Robinson e Dean Schroeder avançaram algumas respostas no livro “Ideas are Free”. http://books.google.pt/books?id=uR81-vNbwA0C&pg=PA29&lpg=PA29&dq=the+power+of+small+ideas&source=bl&ots=WhOC8lKihA&sig=edNFV3r9yMEZPwGvRK2Snvs0P-M&hl=pt-PT&ei=Y0IVStClLc-TjAfSxsDsDA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1#PPA32,M1.

O primeiro ponto prende-se com a origem das boas ideias. Um estudo realizado pelos autores do livro em 300 empresas de 17 países, revela que apenas 20 por cento das ideias provêm da gestão. Isto significa que cerca de 80 por cento das ideias que geram reduções de custos e mesmo receitas, vieram dos colaboradores.

Com efeito, a maioria dos pequenos problemas que lesam diariamente a produtividade estão, na maioria das vezes, relacionados com processos de trabalho executados pelos colaboradores. Por isso mesmo, são os colaboradores que mais facilmente podem identificar o que deve ser alterado, contribuindo com ideias e soluções que podem melhorar substancialmente os processos de trabalho da empresa.

http://www.businessknowhow.com/manage/smallideas.htm.

A implementação de uma cultura de criatividade e de procura constante por novos caminhos tem como principais aspectos positivos, provavelmente determinantes como:

- aumenta a produtividade dos colaboradores e, consequentemente, da organização

- fomenta a motivação interna das bases, já que os colaboradores reforçam o seu sentimento de pertença e compromisso face à instituição onde trabalham; - contribui para a valorização dos recursos humanos, aumentando a auto-estima e espírito criativo;

Muitas empresas portuguesas provavelmente ainda não perceberam que dispõem – dentro de portas e de forma gratuita – de um dos recursos mais importantes para o sucesso: a Criatividade. Seria bom que o começassem a endereçar e a capitalizar.

1 comentário:

  1. Não podia estar mais de acordo. A Apgico formou-se dentro dessa finalidade. Contribuir com pequenas ideias parece uma coisa tão simples...solicitar ideias aos colaboradores para melhorar o negócio parece, também, algo tão simples... Então porque não funciona? Ora aí está uma boa ideia para um artigo

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