sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O Expresso da Inovação da Viarco

“Os lápis não são madeira e mina, é pensamento pelas falanges”

 Toulouse-Lautrec

 

A centenária empresa de lápis portuguesa, Viarco, empreendeu em 2008 um programa de colocação no mercado dos seus lápis e de, criativamente, apresentar a renovação da empresa. Chamou-lhe Viarco Express.

 

O programa tomou a forma de um curioso jogo de estafetas em que de artista em artista, dez lápis, ou seja, os dez convites iniciais, se multiplicariam com o objectivo de atingirem os 100 artistas e as 100 obras produzidas pelos lápis Viarco.

 

O culminar deste projecto seria uma exposição onde todos os desenhos produzidos, por nomes desde Souto Moura a Paula Rego, estariam disponíveis para fruição pública e, possivelmente, expostos no Museu da Presidência. Este projecto foi efectuado pela Fábrica de Lápis Viarco em colaboração com a Associação Cultural Saco Azul e a empresa Maus Hábitos.

 

Deste programa mais voltado para uma estratégia de Marketing nasce o hábito de ter artistas em residência e a circular pelas instalações da empresa. A necessidade de abordar os mercados de forma diferenciada, reflexo de uma nova gestão personalizada por José Vieira, e empreender uma estratégia competitiva sustentada, aproveitando o equipamento fabril quase artesanal e o extenso know-how de fabrico, potenciou a junção entre os artistas e a gestão.

 

Destes confrontos criativos novos produtos emergiram, quer pelo conhecimento profundo das áreas criativas e suas necessidades, quer pela sugestão de novos atributos para os lápis, quer pelo teste de produto efectuado por profissionais exigentes. A sugestão de melhorias e aperfeiçoamentos, bem como de novos atributos, levou a que dissessem a José Araújo, numa feira internacional, que havia mais novidades na sua mochila que nos expositores da feira.

 

Sem que tivesse sido planeada uma forma de Workart tomou expressão nas instalações da Viarco e e terá contribuído para alimentar o pipeline da inovação. Nas palavras de José Araújo “O manancial de ideias gigantesco faz com que hoje tenhamos um portfólio de produtos totalmente inovadores, totalmente diferenciados daquilo que a concorrência faz, fez ou alguma vez apresentou”.

 

Destacam-se, destas inovações, a aguarela de grafite; o bastão de grafite artesanal, chamado XL; o artgraf notebook, inspirado num computador portátil; os lápis de 22 centímetros. A introdução destas inovações, e da adequação a novas estéticas e mercados permitiu ainda à Viarco estar neste momento em conversações com o MOMA e entidades Japonesas para comercializar os seus produtos.

 

Por fim, cabe referir que a Viarco dispõe de uma aplicação online de caixa de sugestões para os seus produtos, enquadrado numa óptica de co-criação pluralista.

 

Recomendações para aprofundar leitura:

www.viarco.pt

http://ideias.viarco.pt/

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId=%7BD13B8B48-CB64-4672-A6E8-2CF9824833CE%7D

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.