quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O culto da inspiração

Não é nada de incrivelmente novo nem revolucionário mas é das coisas mais esquecidas e negligenciadas na educação/formação dos jovens, no auto-desenvolvimento das nossas competências enquanto adultos e também no dia-a-dia das empresas. Falamos da "Inspiração" que pelo seu carácter mais subjectivo e sobretudo mais incerto, simplesmente não entra nas contas das ferramentas a utilizar na criatividade e inovação. Na generalidade, assume-se que a inspiração é algo de completamente aleatório que surge como que fruto do acaso para bafejar alguns sortudos.

O génio de Picasso sabiamente dizia-nos que "A inspiração realmente existe, mas deve encontrar-nos a trabalhar", salientando a importância de não deixarmos ao acaso a essencial tarefa de não só aproveitar a inspiração, como sobretudo activamente a procurarmos.

Precisamente com o propósito de proporcionar doses de inspiração de uma forma intencional, consistente e concentrada, surgiram os eventos de partilha de ideias como o projecto TED (pioneiro nestas lides mas mais vocacionado para 'gurus' e grandes 'pensadores') com um sucesso crescente na nossa sociedade. E foi tal o impacto deste projecto, que a partilha desinteressada rapidamente se tornou uma tendência levando ao surgimento de inúmeras iniciativas similares têm vindo a alastrar e a democratizar-se, chegando definitivamente a mais pessoas, como por exemplo o movimento da comunidade artística e criativa Pecha-Kucha.

Também nesse sentido, na área da inovação e tecnologia, surgiu em 2006 um conjunto de eventos chamado IGNITE, que um pouco por todo o Mundo tem possibilitado o aparecimento de uma comunidade interessada em aprender, em ver mais coisas e em abrir horizontes.
Em centenas de cidades de todo o mundo, os eventos IGNITE são já um acontecimento de inspiração e ignição de novas ideias. Os IGNITE são eventos abertos à participação de todos, com um programa repleto de keynotes ou apresentações sobre temas como inovação, criatividade, empreendedorismo ou tecnologia. De forma a potenciar o ritmo, os eventos IGNITE adoptaram um formato diferente de conferência em que os apresentadores têm apenas 5 minutos para falar, com 20 slides que rodam automaticamente a cada 15 segundos, forçando os apresentadores a focalizar totalmente as suas mensagens e a pensar bem cada slide que apresentam.
O espírito é: "inspirem-nos, mas façam-no rápido"

Em Outubro deste ano, os eventos IGNITE chegarão pela primeira vez a Portugal, fazendo do nosso país um dos poucos da Europa a ter esta oportunidade. IGNITE Portugal pretende assim vir a constituir um novo "espaço" e um "momentum" de partilha desinteressada de inspiração e é já no dia 15 das 18h00 às 21h, em local ainda por definir.
Para quem tem alguma coisa a dizer ao Mundo, para quem quer partilhar uma ideia, um projecto, uma mensagem, uma história, etc... poderá candidatar-se para falar, tornando-se speaker. Basta enviar um e-mail para igniteportugal@gmail.com
Para quem apenas gostaria de assistir e ter uma dose concentrada de inspiração e faíscas para a geração de novas ideias, para quem estiver interessado em aprender ouvindo algumas apresentações originais, ou para quem simplesmente estiver interessado em passar um bom momento, basta marcar na agenda: IGNITE Portugal, dia 15 de Outubro de 2009, em Lisboa.

Eis um exemplo de um IgniteTalk que nos fala em apenas 5minutos sobre como construir comunidades e como alavancar a nossa inspiração através delas. Afinal é precisamente isso que o IGNITE quer ser e fazer...



Links para saber mais e entrar nesta comunidade:


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.