terça-feira, 28 de julho de 2009

Procuram-se ideias

A primeira fase do pipeline de inovação é o recrutamento de ideias e projectos. A qualidade dos outputs vai depender naturalmente da base de recrutamento e do processo de triagem.

Como e onde recrutar ideias na organização? Dois caminhos possíveis: 1) propor desafios de negócio, focando o âmbito das ideias e eventualmente seleccionando os participantes e 2) alargar a base de intervenção e deixar os principais filtros para a fase de triagem.

No primeiro grupo estão os brainstormings orientados ou workshops de co-criação e outras plataformas de colaboração. São eficazes nos resultados, especialmente se considerarem as competências formais e não formais dos participantes, mas desperdiçam o capital de criatividade disperso pela estrutura.

Rowan Gibson e Peter Skarzynski defendem, no seu livro Innovation to the Core (lançado em Março de 2008), que numa pool de mil ideias, é de esperar seleccionar 100 ideias para piloto, transformar 10 pilotos em projectos e identificar 1 inovação radical.

Partindo desta probabilidade de 0,1%, é preciso um largo universo de ideias para fazer gerar ideias ou projectos potencialmente disruptivos. Por isso é importante montar mecanismos que permitam alargar a pool.

Os concursos de ideias podem ser uma boa resposta. E o seu papel vai para além do abastecimento do pipeline de inovação – a participação aberta a todos contribui para criar uma cultura de inovação e um sentido de pertença.

Os prémios dos concursos podem ajudar a enriquecer o plano de comunicação, especialmente se oferecerem experiências memoráveis (um i-phone na altura do seu lançamento, uma viagem a um destino exótico, um jantar num restaurante de charme), mas não são (e ainda bem!) os principais dinamizadores das participações.

A gestão do pipeline de ideias não se esgota na gestão das entradas. Inclui toda a evolução das ideias no processo de triagem até à sua implementação, onde a entrega às áreas de negócio é muitas vezes um tema sensível. E as métricas de gestão devem naturalmente acompanhar as várias fases.

Sobre os resultados dos concursos de ideias, é importante manter expectativas realistas. Identificar uma inovação potencialmente radical num concurso de ideias é como encontrar uma agulha num palheiro. Por este motivo, várias empresas optam por colocar o foco dos concursos de ideias na procura de soluções de melhoria contínua.

Seja qual for o principal objectivo dos concursos de ideias para a gestão, estes mecanismos são um importante contributo para a canalização e sistematização da inovação na empresa.


Recomendo o link
http://www.rethinkinggroup.com/rowan/images/RGArticles/A45_InnovationThroughPeople_2008.pdf Innovation through people, by Rowan Gibson
Tópico: importância dos mercados abertos de ideias nos sistemas de gestão de inovação.

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